Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 
Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Campina Grande  

Notícias

Home

Convênios Projetos


Projetos
2002 2003 2004 2005 2006 2008

Desempenho Operacional da Estação de Tratamento de Esgotos de Mangabeira na Grande João Pessoa
Descrição: A Estação de Tratamento de Esgotos de Mangabeira faz parte do sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa e, atualmente, trata as águas residuárias equivalentes a uma população de 55 000 habitantes. Inicialmente projetada para funcionar com reatores com lodo em suspensão (lagoas aeradas), o sistema, teve, ao longo de sua operação os aeradores removidos, sendo transformado num conjunto com três módulos constituídos, cada um, por uma lagoa anaeróbia seguida de uma facultativa. Os efluentes tratados são lançados no Rio Cuiá que posteriormente deságua no Oceano Atlântico. OBJETIVOS DO PROJETO a. Estudar a variabilidade espaço-temporal de vazões afluentes da ETE de Mangabeira na Grande João Pessoa; b. Determinar as características físicas e operacionais reais da ETE; c. Caracterizar o desempenho operacional da ETE através da monitoração, no afluente e efluente, de variáveis físico-químicas e de indicadores de contaminação fecal ; d. Avaliar o nível de odores devidos à emissão de gás sulfídrico nas unidades da ETE; e. Avaliar o desenvolvimento da camada de lodo nas unidades da ETE.
Participante(s): Mônica de Amorim Coura
Órgão financiador: CAGEPA

Simulação da Aplicação da Cobrança em Escala Real
Descrição: Objetiva-se estudar formulações para a cobrança pelo uso da água e simulá-las às bacias do rio Paraíba (PB) e do rio Santa Maria (RS). Os resultados das simulações serão discutidos com o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos dos estados envolvidos
Participante(s): Márcia Maria Rios
Órgão financiador: CNPq e FINEP

Utilização de Resíduos Provenientes da Indústria de Petróleo em Revestimentos Asfálticos
Descrição: O objetivo geral deste trabalho é estudar a viabilidade técnica da utilização de resíduos oleosos ( filtro de água produzida e areia e detritos de fundos de coluna de produção gerados nas atividades de E & P de petróleo), em revestimentos asfálticos.
Participante(s): John Kennedy Guedes Rodrigues
Órgão financiador: Petrobrás
CAPES Fundação Parque Tecnológico da Paraíba FINEP ATECEL
267938 Visitas Desenvolvido por Rede Software Mapa do Site | Área Restrita