Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 
Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Campina Grande  

Notícias

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental Home

Área Linhas de Pesquisa Disciplinas Docentes Laboratórios Biblioteca/Informática


Laboratórios
  1. Bacia Escola
  2. Laboratório de Hidráulica I
  3. Laboratório de Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros

Bacia Escola

Município de São João do Cariri-PB
Fone: (83) 3355-1044

Trata-se de uma bacia hidrográfica denominada Bacia Escola, localizada nas proximidades da cidade de São João do Cariri - PB, numa área de 15 km², aproximadamente. A região é caracterizada por vegetação do tipo Caatinga, solos rasos, sub-solo cristalino, relevo ondulado com altitude média entre 450 e 550 m e precipitação média variando entre 400 e 600 mm/ano.


Laboratório de Hidráulica I

Bloco CR, no Campus I da UFCG, em Campina Grande
Fone: (83) 2101-1157

O laboratório dispõe de equipamentos para determinação de variáveis: i) hidráulicas: propriedades físicas de líquidos, perfil da velocidade, vazão, experiência de Reynolds para fluxo laminar, etc.; ii) hidrológicas: nível de água, nível freático, infiltração, vazão superficial, bombeamento de poços, etc.; iii) sedimentológicas: levantamento do perfil do leito em canais, produção de sedimentos em parcelas de erosão e micro-bacias; iv) meteorológicas: temperatura, velocidade do vento, evaporação e precipitação acumulada e instantânea.


Laboratório de Hidráulica II Manoel Gilberto de Barros

Bloco BU, Campus I - UFCG - Campina Grande - PB
Fone: (83) 3310-1461

O laboratório foi construído para realização do estudo em modelo reduzido da Barragem da Pedra, situada no Rio de Contas, BA. Para tanto, dois modelos foram construídos: i) um modelo tridimensional, em escala 1:100, no qual são representados a barragem, o lago formado pela acumulação de água à montante, e um trecho de 1 km do rio à jusante da barragem; ii) um modelo bidimensional, em escala 1:50, no qual um trecho da barragem é representado com o intuito de estudar o comportamento das pressões no corpo do vertedor (tipo Creager) e os efeitos do descolamento da lâmina d'água.


CAPES Fundação Parque Tecnológico da Paraíba FINEP ATECEL
267630 Visitas Desenvolvido por Rede Software Mapa do Site | Área Restrita