Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 
Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Campina Grande  

Notícias

Histórico do Programa Home

Com o Decreto Federal do Presidente Getúlio Dornelles Vargas, foi criado Curso de Engenharia Civil. As instalações iniciais foram no prédio do Grupo Escolar Solon de Lucena. Em 04 de novembro de 1955, o Governador José Américo de Almeida, assinou o Decreto de número 876, destinando o edifício do Colégio Estadual de Campina Grande (Colégio Estadual da Prata) para funcionamento da Escola Politécnica.

O reconhecimento do Curso de Engenharia Civil ocorreu em 31 de outubro de 1958. Com a criação do primeiro curso de graduação a Escola Politécnica de Campina Grande, POLI, no futuro tornar-se-ia o Centro de Ciências e Tecnologia. Hoje o Departamento de Engenharia Civil possui no seu quadro docente 28 professores, cerca de 500 alunos de graduação, 60 alunos na pós-graduação e 40 servidores técnico-administrativos.

O primeiro vestibular foi realizado em 1954, tendo 26 inscritos, dos quais passaram 09. As aulas tiveram início em março de 1954. E a sessão de colação de grau da primeira turma de Engenheiros Civis da Escola Politécnica foi em 1958 no pequeno Auditório do Laboratório de Solos e Concretos do DNOCS em Campina Grande.

O curso de Pós-graduação em Engenharia Civil foi criado em 1971 e teve seu primeiro credenciamento pelo Conselho Federal de Educação (CEF) em 1974. Em março de 2002,com a implementação da Resolução N° 26/2002 do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (CONSEPE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), passou a se denominar Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Em 2008 a nova Resolução do Programa passou a vigorar [02/2008-UFCG]. Atualmente o Programa está organizado em duas Áreas de Concentração, Geotécnica e Engenharia de Recursos Hídricos e Sanitária, distribuidas em cinco Linhas de Pesquisas.

CAPES Fundação Parque Tecnológico da Paraíba FINEP ATECEL
267630 Visitas Desenvolvido por Rede Software Mapa do Site | Área Restrita